top of page
Buscar
  • Foto do escritorCanil Famiglia Cerri

Pedigree: O QUE É?

Atualizado: 28 de set. de 2021

Aqui vamos explicar a importância do pedigree, e qual é considerado legal no meio de todas as raças.



Primeiramente nós vamos explicar o que é o pedigree e depois quais instituições no meio do Pastor Alemão que estão certificadas a avaliar um cão.


"O pedigree é o registro genealógico de um cão de raça pura. É o Registro do seu cão. O documento é atribuído somente aos filhotes de dois cães, que já possuem pedigree, pelo canil filiado à CBKC, onde nasceram. No documento, consta o nome do cão, sua raça, nome do criador, do canil, dos pais, data de nascimento e os dados de sua árvore genealógica até a terceira geração.



O pedigree é o Registro Geral do seu cão, seu documento de identificação. Em termos cinófilos, é também uma forma que a CBKC e demais confederações do sistema da Federation Cynologique Internationale - FCI utilizam para melhorar as raças. Quando uma ninhada nasce, os criadores devem certificar os filhotes junto ao Kennel Club onde são associados. Esse controle de registros auxilia os bons criadores através da documentação atualizada, evitando problemas futuros com o seu animal de estimação, melhorando a raça, evitando a consanguinidade e outros problemas causados por cruzamentos inapropriados, como a displasia coxofemoral e outros problemas genéticos. 

Para saber se um cão tem pedigree, o proprietário deve checar se o canil onde obteve o cão está devidamente registrado na CBKC. Munido desta informação, ele deve levar a documentação até o Kennel Club da sua região e verificar a informação. Filhotes cujos pais já tenham pedigree da CBKC automaticamente já têm o direito a possuir o registro de raça pura. Munidos dessa informação, o proprietário deve se dirigir ao Kennel Club da sua região e dar entrada no pedido de registro. 



Se seu cão de raça pura não tem pais com pedigree, ele pode receber um primeiro registro que seria o Certificado de Pureza Racial (CPR). Esse procedimento deve ser verificado diretamente com o Kennel Clube da sua região para que haja um devido agendamento para uma avaliação com árbitros da CBKC, que vão verificar se o seu animal está de acordo com o padrão internacional da raça. No nosso site você encontra a lista dos clubes afiliados." (Fonte: https://cbkc.org/artigos/ler/pedigree_a_identidade_do_seu_cao )



Estes dois logos são a garantia da aquisição de um cão de raça. Hoje na raça Pastor Alemão possuímos um único clube certificado a SBCPA ( Sociedade Brasileira de Caes Pastores Alemães). Nas imagens a esquerda temos o logo da FCI ( Federação Cinológica Internacional) e na direita o logo da CBKC (Confederação Brasileira de Kennel Clube).


Cão NENHUM, tem ou não a opção de ter pedigree. O pedigree é a certificação da raça e tem sua importância para garantir a mesma. Qualquer dúvida deixaremos o contato do CBKC que pode esclarecer melhor para vocês - (21) 2585-2500.




472 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page