top of page
Buscar
  • Foto do escritorCanil Famiglia Cerri

Cachorros na quarentena: falta de atividade pode deixar pets ansiosos mesmo com casa cheia

" Brinquedos interativos, treinos de comandos e música clássica podem ajudar a entretê-los. Colo e atenção o tempo inteiro podem gerar ansiedade de separação quando isolamento acabar.


Além de mudar hábitos, a quarentena também está interferindo na rotina dos cachorros. O número de passeios diminuiu - ou deixou de existir - e as saídas são mais curtas e cheias de cuidados.

Para entender como o isolamento mexe com os cachorros, como estimulá-los em casa e quais cuidados devem ser tomados, o G1 conversou com especialistas em comportamento canino. As dicas gerais são:

  • Crie rotinas de brincadeiras e aposte em brinquedos interativos;

  • Mantenha a alimentação como nos dias normais;

  • Estabeleça limites e momentos em que o cão fique sozinho;

  • Não dê colo nem carinho o tempo inteiro;

  • Fique atento às alterações de comportamento;

  • Aproveite o momento para treinar comandos com o pet.

"Ao sair, eles ficam em contato com cheiros diferentes, ar fresco, natureza, além da socialização com outros cães. Tudo isso que deixa o cão mais equilibrado."

Para os donos que optem em passeios, a orientação é limpar as patas na volta e tentar higienizar a guia, além dos cuidados de lavar a mão da pessoa que saiu de casa.


Uma forma de deixar o cão equilibrado é criar uma rotina de atividades em casa, que vale até para o tempo fora da quarentena. Intercalar brinquedos e investir no enriquecimento ambiental são dicas de Ricardo Tamborini, especialista em comportamento canino.

"O dono pode dividir uma porção do dia e colocar em um brinquedo. Isso vai manter o cão ocupado por muito tempo e é psicologicamente saudável", afirma Tamborini.

Ainda sobre os brinquedos, a orientação é não deixar tudo disponível sempre. "Escolha um por dia e deixe por um determinado tempo. O brinquedo é um artifício para entretê-lo, mas se fica ali o tempo todo, ele enjoa rápido", explica.


Um dos pontos positivos para o cão é que a família esteja em casa o tempo inteiro na quarentena. Isso pode significar carinho e atenção o tempo inteiro, mas não é saudável a longo prazo.

Subir e descer escadas é uma possibilidade indicada por Cleber Santos, do ComportPet, centro de treinamento para cães: "Isso já vai dar um alívio muito grande ao cão e ele cansa muito mais rápido do que se tivesse dando volta na rua".

Ele também tem uma dica cult para os pets: ouvir música clássica. "Não é mágica, mas lá pelo sexto dia ouvindo por uma hora, o cão começa a relaxar toda a parte da musculatura e da mente", explica Santos."






14 visualizações0 comentário
bottom of page